Há um mundo selvagem de algumas empresas que trabalham com leads, selvagem porque elas investiram tempo e dinheiro para começar a trabalhar com geração de leads, então elas achavam que essa seria a solução de todos os seus problemas, então o mercado mudou.
Gerar leads não é mais um diferencial, é algo essencial e quase obrigatório para a sobrevivência de uma empresa.
Depois que vendi a Bannet, passei um bom tempo estudando qual seria minha próxima empresa, tive várias ideias, até descobrir o mundo da Automatização dos Processos Robóticos, também conhecido como RPA.
Logo pensei, como usar o RPA para ajudar as empresas a potencializar os resultados da geração de leads , então passei um ano estudando profundamente isso, e cheguei a alguns casos de implementações.
Casa 1: Nutrição das Leads
RPA pode ser usado para automatizar a comunicação com as leads em diferentes canais como Whatsapp, Instagram ou Facebook, possibilitando uma melhoria no processo de vendas.
Outra opção é usar RPA para providenciar informações sobre a leads para facilitar as respostas e evoluir a lead no processo de vendas.
Quanto mais informação você tiver sobre a lead para contextualizar seu script de vendas, mais fácil vai ficar passar essa lead para o próximo estágio.
Caso 2: Análise competitiva
Marketeiros de sucessos investem fortemente tempo e dinheiro para entender o que os seus concorrentes estão fazendo. Você pode usar RPA para monitorar e entender as ações de marketing dos seus concorrentes: desde seu comportamento, preços de produtos e campanhas até as estratégias e táticas que estão implementando.
Rpa permite que você tenha inteligência competitiva, então você pode pegar suas estratégias atuais e ajustar de acordo com os dados obtidos, como preço usado pela ocorrência, você pode ajustar muitas decisões com indicadores dos mercado e conseguir prever tendências de produtos.
Como diz o ditado, sábio é aquele que aprende com os erros e acertos dos outros.
Caso 3: Relatórios
RPAs podem pegar dados de empresas em plataformas com CRMs, ERPs, Redes Sociais, data warehouses e criar relatórios analíticos empresarial sobre a performance do marketing, atuais clientes, reviews e rankings, e tendências de produtos e serviços. Você pode aproveitar o Rpa para automatizar os relatórios de marketing e vendas, exemplos:
Atualizações de dados no CRM
Relatórios de campanhas pagas, identificando os principais canais
Relatórios de SEO
Relatórios de redes sociais
Caso 4: SEO
Na Bannet, todo o nosso sucesso da geração de leads veio do investimento feito em SEO, se hoje eu fosse começar uma nova empresa de geração de leads para um segmento específico, eu começaria a construir RPA para fortalecer minha estratégia de SEO.
- algumas das aplicabilidade seria de RPA para SEO:
- Densidade de palavras chaves;
- Recomendar links internos e externos
- Criar lista de oportunidades de palavras chaves
- Análise de palavras chaves
- Plano de conteúdo
- Monitorar links
- Monitorar as top 100 palavras chaves
- Monitorar os resultados do seo local
- Relatórios semanais
Conclusão
Para fortalecer sua estratégia de geração de leads e aumentar suas vendas, recomendo investir em RPA para automatizar sua comunicação com os leads, automatizar o monitoramento dos seus concorrentes e aprender com eles, automatizar a construção de relatórios para entender onde estão as oportunidades e acabar com o achismo na sua empresa, e por último melhorar seu SEO.
Caso queira aumentar sua geração de leads implementando algum RPA citados no post, entre em contato